CRISTIANE CAPUCHINHO
Colaboração para a Folha de S.Paulo
A expansão da educação a distância e a chegada de cursos dessa modalidade em universidades públicas enseja a discussão sobre o preconceito em relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador do tema encampa a luta contra o título a distância e questiona a sensação de presença. "Existem alunos em um presencial que estão muito mais distantes do que no virtual", diz.
Em seu novo livro, "Educação sem Distância" (Editora Senac), TORI defende a integração dos dois modelos educacionais para atingir uma nova geração de alunos e prepará-los para o ensino continuado durante toda a vida.
Leia, a seguir, trechos da entrevista.
A expansão da educação a distância e a chegada de cursos dessa modalidade em universidades públicas enseja a discussão sobre o preconceito em relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador do tema encampa a luta contra o título a distância e questiona a sensação de presença. "Existem alunos em um presencial que estão muito mais distantes do que no virtual", diz.
Em seu novo livro, "Educação sem Distância" (Editora Senac), TORI defende a integração dos dois modelos educacionais para atingir uma nova geração de alunos e prepará-los para o ensino continuado durante toda a vida.
Leia, a seguir, trechos da entrevista.