
No Twitter, as pessoas compartilham o que estão fazendo, pensando ou sentindo, o que estão lendo, por onde navegam e o que mais for possível dizer em uma mensagem de 140 caracteres.
Para utilizar o Twitter na educação, Steve Wheeler, especialista em e-learning da Faculdade de Educação da Universidade de Plymouth (Reino Unido), fez uma lista do que ele considera os dez melhores usos dessa ferramenta:
* Quadro de avisos: comunicar aos estudantes mudanças no conteúdo dos cursos, horários, lugares ou outras informações importantes.
* Resumo: pedir aos alunos que leiam um texto e que façam um resumo dos principais pontos, com um limite de 140 caracteres.
* Compartilhar sites: periodicamente, cada aluno tem o compromisso de compartilhar um novo site interessante que tenha conhecido na Web.
* Twitter à espreita: seguir uma pessoa famosa e documentar sua trajetória.
* Twit* em outros tempos: eleger um personagem importante da história da civilização ou de seu país e criar para ele uma conta no Twitter. Num determinado prazo de tempo, escrever no Twitter como se fosse esse personagem, com estilo e vocabulário da época, imaginando o que ele diria.
* Microencontros: manter conversas nas quais participem todos os estudantes que assinam o Twitter.
* Microtextos: escrita progressiva e colaborativa para criar micro-histórias.
* Língua do Twitter: enviar twits* em línguas estrangeiras e pedir que os alunos respondam na mesma língua ou que traduzam o twit* em seu idioma nativo.
* Corrente de texto: começar um meme* para que todo o conteúdo criado possa ser capturado automaticamente por um agregador*.
* Intercâmbio cultural: estimular os alunos para que encontrem um tuiteiro* de outra cidade, estado ou país e converem regularmente com ele durante um período de tempo para conhecer sua cultura, seus interesses, amigos, familiares. Ideal para aprender sobre outras culturas.