O professor digital ideal

            Maíra Soares
Entrevista de
Roberto Balaguer


"Há bons docentes tradicionais e que são valorizados pelos jovens porque eles os ensinam a pensar de uma forma não habitual. Esses são docentes que não gostam de tecnologia, não a utilizam e podem ser tão bons quanto os que a utilizam. Ser um bom educador não passa necessariamente pelo uso das tecnologias. Mas, evidentemente, há também bons educadores que são capazes de inserir novas formas de geração de conhecimento e fazer seus alunos verem as relações que o aprendizado pode ter com a sua vida, com o seu futuro. Creio que, neste momento, o professor digital ideal é aquele que se anima a sair do lugar central e compartilhar informações."

Roberto Balaguer defende que é preciso haver limites na mediação da educação com uso da tecnologia para que aspectos objetivos “essenciais”, como narrativa e palavra, não saiam de cena.

Graduado em Psicologia, pesquisador e consultor internacional sobre as relações entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a subjetividade.

Veja entrevista completa no
Instituto Claro

Visitante

Obrigado por sua visita.