O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Acredita-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva.
Os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo, do qual tanto professor quanto aluno devem participar.
Assim sendo, cabe ao professor apropriar-se das novas tecnologias de informação e comunicação (Tics) refletindo sobre suas possibilidades, propondo atividades e estratégias diferenciadas ao utilizar os blogs.
Os blogs estão sendo explorados por alunos e professores e a cada dia surgem formas diferentes de utilizá-lo: podem ser utilizados como um recurso pedagógico ou como uma estratégia pedagógica.
Os blogs estão sendo explorados por alunos e professores e a cada dia surgem formas diferentes de utilizá-lo: podem ser utilizados como um recurso pedagógico ou como uma estratégia pedagógica.
O que diferencia o blog utilizado como um recurso pedagógico do blog utilizado como uma estratégia pedagógica são as atividades e estratégias propostas no ambiente e o papel assumido pelo professor e pelos alunos.
O blog pode ir além da exposição de conteúdos, indicação de links e comentários dos alunos. O professor poderá convidar seus alunos para que participem junto com ele como autores do blog. Assim, os blogs permitem uma construção coletiva que valoriza a interação e a linguagem, para o desenvolvimento dos alunos.
São várias as possibilidades da utilização dos blogs na educação:
- Blog de fontes externas às escolas, de informação temática relevante, reconhecidos como válido pelos professores;
- Blog sob a forma de depósito de informação pesquisada, sintetizada e comentada pelo professor;
- Blog como portfólios digitais ou diários de aprendizagem;
- Blog como espaço de intercâmbio e colaboração;
- Blog como espaço de simulação e/ou debate;
- Blog como espaço de integração e comunicação.
Aponta-se apenas algumas das utilizações dos blogs na educação, pois os blogs continuam sendo explorados e a cada dia surgem novas formas de explorar seus recursos e potencialidades. Neste aspecto, destaca-se que cabe ao professor apropriar-se das Tics refletindo sobre suas possibilidades, propondo atividades e estratégias diferenciadas ao utilizar os blogs. Ainda, a importância da criatividade, comprometimento e formação do professor para utilizar e explorar os recursos disponíveis e suas potencialidades, valorizando o papel ativo dos alunos no processo de aprendizagem.
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf
